quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Livros Marcantes na Minha Vida

Há dias o "C-Zero" escreveu sobre os livros que o marcaram. Agora é a minha vez.

The Hite Report - Share Hite;

Este testemunho de mais de três mil mulheres sobre a sua sexualidade colectado nos EUA na década de 70, influenciado por um forte movimento feminista de então, foi naturalmente um dos livros que mais me marcaram. Li-o entre os 14 e 15 anos. O descontrole vulcânico de um puto destas idades foi por mim colmatado muito graças à perspectiva desfalocentrada aprendida neste livro. Ao ter ido para a cama e para o sofá com estas três mil mulheres tornou umas outras poucas mais felizes, mas a mim trouxe-me infelicidade: a minha ingenuidade não me permitiu antever que numa sociedade como a nossa as mulheres são na maioria também machistas, e elas preferem homens à sua imagem.


A Metamorfose - Franz Kafka;
Este livro marca um antes e um depois na minha relação com a literatura. Já tinha lido livros. Já tinha gostado de ler. Mas aqui percebi que só tinha lido merda. Aos 22 anos acordei metamorfoseado numa espécie de escaravelho e deitado li o livro repassando-o pelas minhas seis patas. Duas seguravam-no, quatro ficavam de pousio. Encantou-me a mistura entre o absurdo da morfologia de Gregor Samsa e o seco realismo das relações humanas. Realismo?!


A Mãe - Máximo Gorki;
Aprender, aprender, aprender sempre! estará para Lenine como Eureka está para Arquimedes. Reza a história que Lenine leu este livro na banheira e no final correu nu pela rua gritando essas palavras. Eu fiz algo parecido. Este livro é uma lição. A mãe de Pavel Vlassov de incompreensão em incompreensão foi agindo e aprendendo, tudo para ajudar o filho. Gostava que a minha mãe o lê-se. Sei que há algo em comum entre as duas. Já eu não me quis comparar a Pavel porque li o livro numa piscina de um hotel de quatro estrelas. Os meus muitos tiques de pequeno-burguês metiam nojo ao meu lado revolucionário que já havia em mim. Agora quando mergulho numa piscina oiço A Internacional. Sei que em nenhum momento da história me comovi até às lágrimas. A água da piscina disfarçou.


[1]


O Estrangeiro - Albert Camus;
O pior que pode acontecer a alguém que não tem filhos é perder a mãe. Pelo menos, para mim. Como pode não haver adjectivos perante tal acontecimento?! Nada li de tão estranho e perturbador como o início deste livro. Que personagem! Que secura! Surpreendentemente, quase no final da obra surge duas ou três frases com poesia para descrever um "pôr do sol" e... desta vez não havia água de piscina... simplesmente, um momento inesquecível. Foi como cor a surgir por breves segundos num filme a preto e branco. Inesquecível. Génio!

A Peste - Albert Camus;
Não sei o que dizer. Não sei o que dizer disto! Se estava agradecido a Kafka por me mostrar o que era literatura, ao ler A Peste, pouco depois de O Estrangeiro, meteu Camus no topo da minha admiração. Lia e fazia paralelismos entre as equipas de saneamento e o PCP tendo em conta a "peste" que assola o nosso país;
«Uma vez que a peste se tornava o dever de alguns, ela surgiu realmente como era, isto é, como o problema de todos». [2]


Os Sofrimentos do Jovem Werther - J.W. Goethe
«Tenho tanto e o meu sentimento para com ela consome tudo; tenho tanto e sem ela tudo se converte em nada.» - Werther
Estive mais de dez anos para o ler. Procurei fazê-lo no momento certo: nem demasiado em baixo, nem indiferente ao tipo de sofrimento em causa. Li-o numa fase avançada de catarse e mesmo assim o diário de Werther salientava-me as veias dos pulsos. Sobrevivi ao livro. Mas que livro!! Não o recomendo, sob o cuidado de não querer ser um dia acusado de tentativa de homicídio por meios literários.

Drácula - Bram Stoker;
Por preconceito relativo a personagens como super-heróis ou como Frankenstein, mantive-me por muito tempo na ignorância perante Drácula. Não sabia o que me esperava. Quando um amigo me disse que não conseguiu ler este livro até ao fim, ri-me. Li-o na língua original com o objectivo inicial de treinar o inglês e não estava preparado para a surpresa. Logo no primeiro capítulo me vi sugado para uma tensão, um suspense, que nunca pensara ser possível em literatura. Até quando lido numa tarde de sol, na multidão de uma carruagem de comboio, a minha respiração alterava-se. [3]

 

A Arte da Guerra - Sun Tzu;
Nada do que ensina é extraordinário. Está tudo dentro do ordinário e muito no chamado senso comum. O fantástico está na capacidade de se intelectualizar e esquematizar o óbvio em curtas frases. Até parece simples. Como tudo tem as suas contradições e conflitos, inclusivamente as relações humanas, A Arte da Guerra é um manual imprescindível. Se fosse um bom aluno do Mestre não referiria este livro aqui: o inimigo agora fica a saber.

A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado - Friedrich Engels;
Foi profundamente desafiante lê-lo. Nunca tinha lido tantas páginas num só dia. Parei, era-me impossível absorver tanta informação. Estava encantado e saturado de tanta novidade. Recomecei meses depois. A humanidade ganhava história, contexto, e o seu progresso tinha uma explicação naquelas páginas. Ao lê-lo apercebemo-nos de quão pequeninos somos na nossa contemporaneidade perante a dimensão do passado da humanidade; é esmagador. Nenhum outro livro foi tão sublinhado e anotado por mim como este. Fala-se um pouco de tudo, desde os excedentes de produção até às mais modernas figuras sociais.
Com o casamento singular surgem duas permanentes figuras sociais características, que anteriormente eram desconhecidas: o amante permanente da mulher e o cornudo. - Friedrich Engels
Esteiros - Soeiro Pereira Gomes;
O livro foi-me dedicado. O mínimo que podia fazer para retribuir a gentileza era lê-lo. Dizia: "Para os filhos dos homens que nunca foram meninos escrevi este livro". Apesar de o livro ser para mim, não deu para não pensar no meu pai. Ser-se menino era um "luxo" de classe. Ironicamente, hoje em dia, o que impedia de o meu pai ser menino é o que adia aos da minha geração deixarem de serem considerados jovens.
Foi a primeira obra do neo-realismo português que li. Marcou-me, entre outros pormenores, a cena das cheias no Tejo, momento em que o Gordo desvaloriza a tragédia reduzindo-a a mera estética. Escrevi sobre isso no Leitura Capital. 

Sonham os Andróides com Carneiros Eléctricos? - Philip K. Dick;
Surpreendeu-me e muito pela positiva. O filme Blade Runner (do qual sou fã) baseia-se neste livro, mas pouco têm em comum além de alguns elementos base. Na obra há uma duplicidade, ambivalência, contradição, que nos entrelaça numa dinâmica de valores e percepção do mundo sempre em transformação, reanálise constante, e o levantar de uma série de questões filosóficas. O que é um ser humano? Que valor tem?... A dúvida, sobre quase tudo, é a angústia predominante em toda a obra a que o leitor também não sai incólume. Magnífica obra de ficção. [5]

 
Pela Estrada Fora - Jack Kerouac
Isto é uma obra para se ler durante o secundário. Não se deveria perder anos em volta de raízes quadradas e seres obtusos de uma faculdade sem se partir numa viagem sem rumo, oferecendo-se o corpo e a alma à libido e aventura. Não se deveria chegar a adulto sem antes se fundir o espírito e a carne em mulheres por despir de cheiros e álcool, contrair herpes ou uma hepatite. Aos 29 anos vivi finalmente tudo isto ao som do bebop mais frenético e soprei cada palavra do livro sincopando a batida com o pé. Dexter Gordon ofereceu-me heroína mas... o que é preciso é ter a intuição do tempo. [6]




[-] Livros que Marcaram a Minha Vida, por C-Zero, aqui.
[1] Jerónimo de Sousa, no Alta Definição (excerto sobre A Mãe de Gorki);
[2] Trecho de A Peste no blog Três Parágrafos, aqui;
[3] O que escrevi sobre o Drácula no blog Três Parágrafos, aqui;
[4] Do post O Cornudo e a Liberdade de Expressão, em Leitura Capital, aqui.
[5] O que escrevi sobre a obra no blog Três Parágrafos, aqui;
[6] O que escrevi sobre a obra e a música The Hunt, no blog Três Parágrafos, aqui;


Sem comentários: